Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Procellariidae
 Leach, 1820
Espécie: C. edwardsii

Nome Científico

Calonectris edwardsii
(Oustalet, 1883)

Nome em Inglês

Cape Verde Shearwater


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Bobo-de-cabo-verde

Ave da família Procellariidae, que alguns autores consideram subespécie de Calonectris diomedea (Bobo-grande).

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kalos = bom, nobre; e nëktris = nadador, referente ao gênero Nectris (Kuhl, 1820); e de edwardsii = homenagem ao zoólogo francês Henri Milne Edwards-(1800-1885). ⇒ Nobre nadador de Edwards ou bom Nectris de Edwards.

Características

Peso de 450 g. Cabeça e partes superiores cinza-amarronzadas escuras, face superior das asas cinza-amarronzada escuras e face inferior branca com as pontas pretas, cauda negra com uma cinta branca na base. Partes inferiores brancas. Bico preto, pés rosados. Bastante semelhante a Calonectris diomedea bobo-grande , mas é de menor porte e tem a coloração das partes superiores mais escuras. Alguns autores o considera subespécie de Calonectris diomedea.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos peixes, lulas e crustáceos.

Reprodução

Nidifica em colônias no Arquipélago de Cabo Verde. As colônias são formadas em fevereiro e março. A fêmea põe apenas 1 ovo que é incubado de maio a julho. Os filhotes deixam o ninho de setembro a novembro.

Hábitos

Pelágico, vive nas águas do Atlântico norte.

Distribuição Geográfica

Encontrado em Cabo Verde, nas ilhas de Santo Antão, Santiago, Brava, talvez São Vicente, Boavista e Fogo. Ocupa ainda os ilhéus Branco, Raso, Rabo de Junco e Curral Velho. No Brasil foi recentemente assinalado nas costas da Bahia e São Paulo, em junho.

Status de conservação: NT ( IUCN ).

Referências

Galeria de Fotos